A Escola

A Escola

Alvorada Plus 37 anos formando vencedores.
O êxito da Associação Educacional Professor Guy José Leite, mantenedora do Instituto Educacional Alvorada Plus, é o resultado da trajetória profissional e familiar do Prof. Guy José Leite. Em 1981 a professora Lindalva Ângela Leite (in memorian) e o prof. Guy José Leite, com experiência na direção geral de colégios adventistas, iniciaram juntamente com a prof. Ivone de Souza Stegmiller, uma pequena escola de educação infantil. No período de 1981 a 1994, gradativamente, houve um crescimento da instituição com a oferta do Ensino Fundamental e Ensino Médio, transformado-se no Instituito Alvorada do Saber e atualmente Instituto Superior de Educação Alvorada Plus. Com experiência adquirida e sempre preocupado com um ensino diferenciado, o prof. Guy José Leite implantou uma prática inovadora no sistema de avaliação dos alunos, revolucionando o ensino e consolidando sua atuação na região do Campo Limpo. O Instituto Superior de Educação Alvorada Plus, diferencia-se de outras instituições pela experiência de 37 anos de tradição em ensino. Mais de 20.000 alunos já passaram por essa Instituição. A Escola possui toda a infra-estrutura de um Moderno Centro de Educação.

Administração Alvorada

Prof. Guy

Diretor Geral


Prof. Tuca

Departamento de Marketing


Profª Thalita

Diretora Interna


Profª Christiane

Secretaria Geral


Palavra de Nossos Orientadores

Palavra do Capelão e pastor


"A Bíblia Sagrada afirma que Deus criou o homem a sua imagem, conforme a sua semelhança (Gn 1:26). Isso é muito significativo e deve chamar nossa atenção. Em que sentido o homem é a imagem e semelhança de Deus? É possível ao ser humano ser semelhante a Deus?
Essas são perguntas importantes, e refletir sobre suas respostas é também fundamental. Primeiro temos que entender quais são as características ou atributos de Deus. A Bíblia fala que Deus é santo, poderoso, sábio, paciente, justo, longânimo, perdoador e muito mais. Mas o maior e mais importante atributo de Deus é o amor. O Apóstolo São João diz que “Deus é amor” (1Jo 4:8). Jesus disse que devemos ser perfeitos em amor como Deus é perfeito (Mt 5:48). Dessa forma, entendemos que ser igual a Deus não é obviamente partilhar seu poder, sua força ou sua eternidade, mas sim refletirmos seu caráter amoroso, o que nos levará a refletirmos os outros atributos do SENHOR, como sua justiça, sua paciência, seu perdão entre outros atributos.
Nossa escola, portanto acredita que podemos e devemos apresentar às crianças e jovens a possibilidade de resgatarmos no ser humano a imagem de Deus. O compromisso da Escola do Pensar é preparar pessoas para a eternidade, pessoas que irão desejar se encontrar e viver com Deus para sempre. Acreditamos que, ao prepararmos crianças e jovens para a salvação, estamos também construindo uma sociedade mais tolerante, amorosa paciente, honesta, justa e respeitadora. Finalmente, uma sociedade que cumpra de fato o papel de ser a imagem e semelhança de Deus.
Venha conosco, e vamos juntos trabalhar para que as famílias, os bairros, as cidades, estados, enfim o país e o mundo sejam mais e mais parecidos com Deus. Dessa forma, estaremos preparados para viver com o SENHOR por toda a eternidade.
“Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça”. (2 Pedro 3:13)" - Pr. Vanius Henrique Dias Capelão

 

Palavra da Coordenadora Pedagógica do 3º ano do Fundamental I ao Ensino Médio


"O Colégio Alvorada Plus – Escola do Pensar valoriza seu corpo docente incentivando-o através da Escola da Inteligência e da Aprendizagem Mediada dentro e fora da sala de aula. Educar com qualidade. Este princípio tem sido uma busca constante de nossa Instituição de Ensino, e para que isso se torne realidade são necessárias ações que sustentem um trabalho em equipe e uma gestão que priorize a formação docente contribuindo para um processo administrativo de qualidade, conforme Chiavenato (1997, p.101), “não se trata mais de administrar pessoas, mas de administrar com as pessoas. As organizações cada vez mais precisam de pessoas proativas, responsáveis, dinâmicas, inteligentes, com habilidades para resolver problemas, tomar decisões”. Nessa perspectiva devemos identificar as necessidades dos professores e com eles encontrar soluções que priorizem um trabalho educacional de qualidade, que é o desenvolvimento harmônico das faculdades física, mental e espiritual. E esse trabalho é desenvolvido pela coordenadora pedagógica.
Como coordenadora pedagógica tenho que ir além do conhecimento teórico, pois para acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é preciso percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e professores. É preciso manter-me sempre atualizada, buscando fontes de informação e refletindo sobre minha prática. “A experiência não é nem formadora nem produtora”. É a reflexão sobre a experiência que pode provocar a produção do saber e a formação, com esse pensamento ainda é necessário destacar que meu trabalho deve acontecer com a colaboração de todos, assim, devo estar preparada para mudanças e sempre pronta a motivar minha equipe. Dentro das diversas atribuições está o ato de acompanhar o trabalho docente, sou responsável pelo elo de ligação entre os envolvidos na comunidade educacional. A questão do relacionamento entre a coordenadora e o professor é um fator crucial para uma gestão democrática e com estratégias bem formuladas.
Considerando estas questões devo estar sempre atenta ao cenário que se apresenta a minha volta valorizando os profissionais e acompanhando os resultados. O trabalho em equipe é fonte inesgotável de superação e valorização da minha função. Como o velho provérbio diz: ”Ninguém faz sucesso sozinho.” Parafraseio com carinho e respeito, o versículo da palavra de Deus que está em Filipenses 4: 13: “Podemos toda boa educação, Naquele que nos fortalece." - Prof.ª Elisangela Coelho

 

Palavra da Coordenadora Pedagógica do Maternal ao 2º ano do Fundamental I


"A proposta pedagógica da Escola fundamenta-se em que todos os seres humanos são criados à imagem e semelhança de Deus, dotados de habilidades diferentes, o que os tornam únicos, especiais e exclusivos. Cada indivíduo tem um potencial a ser desenvolvido e toda nossa ação pedagógica está voltada a viabilizar esse desenvolvimento, levando o aluno a descobrir as maravilhas do mundo que o rodeia.
O papel da coordenação pedagógica em nossa Instituição é de acompanhar o projeto pedagógico, formar professores e acompanhar as necessidades dentro da sala de aula.
Sendo assim, a coordenação pedagógica torna-se peça importante no espaço escolar, pois busca os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem mantendo as relações interpessoais de maneira saudável, valorizando a formação do professor, desenvolvendo habilidades significativas para ajudar efetivamente na construção de um ensino de qualidade, respeitando e valorizando a filosofia adventista de nossa Instituição, colocando Deus em primeiro lugar.
A metodologia pedagógica de ensino do Colégio Alvorada Plus – Escola do Pensar está baseada na proposta criacionista, sendo Deus o criador de todas as coisas. O coordenador pedagógico orienta e dá subsídios aos seus professores para estimular o educando a procurar respostas para suas indagações, usando a mediação como método para despertar o espírito investigativo através de reflexões e debates.
“Os professores devem induzir os alunos a pensar, e a entender claramente a verdade por si mesmos. Não basta ao professor explicar, ao aluno crer; cumpre desperta o espirito de investigação, e o aluno ser atraído a enunciar a verdade em sua própria linguagem, tornando assim evidente que lhe vê a força e faz a aplicação.” ( Ellen White, 1994: 140)." - Prof.ª Silvia Castro
Coordenadora Pedagógica

 

Palavra da Orientadora Educacional do 3º ano do Fundamental I ao Ensino Médio


"O trabalho da orientação educacional é construir uma relação de confiança, tendo a função de negociar e prever ações, sendo o mediador da escola. É o elo entre direção escolar, educadores, pais e estudantes, nossa função é administrar diferentes pontos de vista que acontecem no ambiente escolar, atuando nos problemas de dificuldades de aprendizagem e conflitos emocionais. Orientar os alunos em seu desenvolvimento pessoal, preocupando-se com a formação de seus valores, atitudes, emoções e sentimentos e manter em ordem os registros da vida escolar do aluno.
Participar da organização e da realização do projeto político-pedagógico e da proposta pedagógica da escola." - Prof.ª Cristina Xavier

 

Palavra da Orientadora Educacional do Maternal ao 2º ano do Fundamental I


"O Serviço de Orientação Educacional, preza em conhecer o aluno em sua individualidade, respeitando as diferenças e os potenciais de cada um.
Entre os objetivos do S.O.E (Serviço de Orientação Educacional) está em despertar no aluno a preocupação em desenvolver o hábito escolar, juntamente com o grupo de professores aprimorando o trabalho de prevenção e intervenção, no desenvolvimento do mesmo em sala de aula quanto ao seu aprendizado, proporcionando um ambiente favorável na aquisição dos conteúdos.
Em junção das famílias o S.O.E trabalha de forma que haja parceria entre a escola e a família construindo assertivamente na construção de valores onde os pais deverão transmitir na educação dos filhos." - Prof. ª Gisele Batista

 

Palavra do Orientador Disciplinar Gilberto Penha


"São grandes os desafios de uma Instituição de Ensino.
E o orientador na indisciplina escolar desenvolve um papel bastante ativo no processo educativo.
O mundo está se tornando altamente tecnológico, sofrendo transformações em todos os aspectos, sociais, econômicos, culturais e comportamentais.
E todo esse contexto faz a escola rever sua função, seu papel e sua contribuição na formação de seus alunos. Numa Instituição que se preza, no meio de muitos conteúdos disciplinares não pode faltar o ensino religioso, que podemos denominá-lo como um dos dorsos principais da Instituição.
Zelando assim do aluno em sua integridade física, mental, social e espiritual.
Com esse cuidado o aluno estará seguro, tranquilo e feliz em toda sua trajetória estudantil, profissional e pessoal." - Prof. Gilberto Penha

Fotos